A Gazprom, maior companhia de gás natural do mundo, assinou nesta semana com a Russian Helicopters um acordo de cooperação para fornecimento de uma aeronave para voos offshore, o Mi-171A3. As futuras aeronaves devem operar entre o continente e plataformas de petróleo no mar.
Haverá duas versões, uma com capacidade para até 24 passageiros e cinco toneladas de carga, e outra específica para missões de busca e salvamento, incluindo equipamentos médicos a bordo. Em ambos os casos, o peso máximo de decolagem deverá ficar próximo das 13 toneladas.
O primeiro protótipo foi apresentado nesta semana na feira aeroespacial MAKS 2021, que acontece em Moscou. O Mi-171A3 tem como base as novas versões do helicóptero Mi-171, que deriva do antigo Mi-8, que em suas diversas versões já teve mais de 17.000 unidades produzidas, sendo o helicóptero mais fabricado da história.