AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Fabricante do Gripen apresenta novo sistema antiaéreo capaz de abater drones

A Saab apresenta ao mercado o MSHORAD, sigla para Mobile Short Range Air Defense. O equipamento foi desenvolvido para detectar e engajar uma ampla gama de ameaças aéreas, como aeronaves de asa fixa e rotativa, mísseis e SARP (Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados), popularmente chamados de drones. Haverá a capacidade de também interceptar granadas de artilharia e morteiros.

O radar tridimensional Giraffe 1X proporciona uma consciência situacional em 360° e 75 km de alcance radar, além de contar com o Drone Tracker, funcionalidade aprimorada para objetos lentos, pequenos e que voam muito baixo. A Saab garante ainda uma alta proteção contra interferências inimigas. A parte armada do sistema é o míssil RBS70NG.

Foram realizados com êxito a integração do sistema e os testes de disparo com a nova geração de veículo blindado modular 4×4 MARS, em cooperação com a empresa tcheca SVOS. Porém, tanto a unidade de tiro móvel quanto o radar podem ser instalados em uma ampla variedade de tipos de viatura, havendo ainda a opção de operar a partir do topo de edifícios, por exemplo.

“Com as ameaças em constante evolução, como a expansão da utilização de SARP é um grande marco ter um sistema como esse, totalmente funcional e pronto para ser oferecido aos nossos clientes. A combinação do teto de emprego e o longo alcance da MFU com as pequenas dimensões e a leveza do radar multifuncional Giraffe 1X tornam o MSHORAD a solução mais moderna que existe no mercado”, diz Mats-Olof Rydberg, Head de Marketing e Vendas da unidade de negócios Missile Systems da Saab.

Está prevista uma demonstração do MSHORAD com execução de tiro real ainda em 2022, para clientes em potencial.

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho