A empresa Tactical Air Support, que utiliza aviões de caça com matrículas civis para oferecer serviços de treinamento de combate aéreo, equipou seus jatos F-5 com um sistema de busca e rastreio infravermelho (IRST) produzido pela Lockheed Martin. Os voos de testes foram concluídos e a expectativa é de ampliar a capacidade dos F-5 e torná-los adversários ainda mais complicados para as forças aéreas que contratarem o serviço.
Sensores do tipo IRST se tornaram presença comuns nos caças ocidentais nos últimos anos, seguindo uma tendência explorada pelas aeronaves soviéticas desde a Guerra Fria. Atualmente, modelos russos e chineses se destacam pelos sensores eletro-óticos, que ganharam ainda mais destaque com o aumento do número de caças stealth no mercado.
Chamado de TacIRST, o sensor da Lockheed Martin instalado nos F-5 da Tactical Air Support é descrito, precisamente, como um equipamento multifuncional criado para atuar em ambientes onde o uso de radar não é efetivo. A empresa também instalou nos seus 21 F-5, adquiridos usados da Jordânia, um sistema de guerra eletrônica, datalink e novos displays.
As aeronaves foram redesignadas como F-5 AT e seus serviços são negociados como uma opção de baixo custo para treinamento de alto nível. A empresa tem a experiência de operação com jatos F-5 desde 2013.
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