A Força Aérea Brasileira anunciou que no domingo (23 de outubro, Dia do Aviador) lançou o primeiro foguete totalmente fabricado no Brasil. Trata-se de um veículo suborbital VSB-30, que decolou às 14h20 do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
O VSB-30 levou quatro minutos e um segundo para atingir seu apogeu, a altura máxima: 227 km. Depois caiu no mar, conforme previsto para um veículo suborbital. Durante os sete minutos e 44 segundos de voo, foram realizados experimentos científicos com o “Forno Multiusuários”, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Helicópteros da FAB fizeram posteriormente o resgate da carga no Oceano Atlântico.
“A Operação Santa Branca se concretizou com sucesso. Houve uma grande preparação com as equipes do Instituto de Aeronáutica e Espaço e da Empresa ORBITAL, que fizeram a PSM, um experimento que estamos em processo de homologação. Foram meses de preparação para esse momento e, para nós do CLA, é uma sensação de dever cumprido. Agora temos todos os dados necessários para apresentar às empresas lançadoras”, relatou o Diretor do CLA, Coronel Fernando Benitez Leal.
Chamado de Operação Santa Bárbara, o lançamento do VSB-30 teve como objetivo validar a operacionalidade da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), desenvolvida pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). O objetivo é que o Brasil possa explorar o mercado de lançamentos de voos suborbitais para pesquisa científica e desenvolvimento de tecnologias.
Desenvolvido a partir de 2001 em parceria com a Alemanha, o VSB-30 já registra 32 lançamentos bem-sucedidos, tendo o primeiro ocorrido em 23 de outubro de 2004, também em Alcântara, que agora registra quatro decolagens. Também ocorreram lançamentos a partir da Suécia, da Noruega e da Austrália. Por aqui, destacou-se seu uso como plataforma de testes para o primeiro motor hipersônico brasileiro.
LEIA TAMBÉM:
Motor hipersônico da FAB tem sucesso em primeiro teste de voo
Empresa brasileira vai produzir e vender foguetes
Quer conversar a respeito de assuntos de aviação e espaço? Confira a dica abaixo!