AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

60 anos do primeiro voo do Il-62

Il-62 russo em 2006

Há exatos 60 anos, em 2 de janeiro de 1963, voou pela primeira vez o Ilyushin Il-62. À sua época, era o maior jato de transporte de passageiros do mundo, com capacidade para até 186 passageiros.

A primeira companhia aérea a voar o Il-62 foi a Aeroflot. O voo inaugural já surpreendeu: ocorreu em 15 de setembro de 1967, na rota entre Moscou e Montreal. Por décadas, o modelo foi utilizado pela União Soviética para viagens de longo alcance.

Il 62 do governo do Sudão

Ao todo, 292 Il-62 foram produzidos, incluindo os cinco protótipos. Mais de 30 nações operaram o quadrimotor, com 80 unidades tendo sido exportadas, inclusive para um país vizinho do Brasil, a Guiana. A linha de montagem foi desativada somente em 1995, após inúmeros aprimoramentos.

No contexto da Guerra Fria, o jato soviético foi foco da propaganda britânica como sendo uma cópia do Vickers VC10, que havia voado em 1962. A situação piorou após China e Tchecoslováquia cancelarem as compras do VC10 em prol do Ilyushin. Contudo, o modelo apesar das similaridades físicas, o jato soviético era maior e tinha diversas diferenças tecnológicas frente ao inglês.

No Brasil, um Il-62 entrou para a história militar do país em 9 de abril de 1982. Uma aeronave em uso pela empresa Cubana, com um diplomata do país a bordo, foi interceptada por dois caças F-103 Mirage da Força Aérea Brasileira após um sobrevoo não autorizado em território nacional. O episódio foi um fato diplomático relevante no contexto da Guerra das Malvinas.

没号的伊尔62

LEIA TAMBÉM:

MiG, Su, Tu, Il… …você sabe de onde vêm as siglas da aviação russa?

Ilyushin: 85 anos de tradição em desenvolvimento e produção de aeronaves

Rússia quer produzir mais de mil aviões comerciais por conta das sanções do Ocidente

Há 40 anos, FAB interceptou avião cubano em voo não autorizado

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho