AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Yak quer desenvolver caça VTOL de quinta geração

Yak-38 em serviço com a marinha soviética. Foto: Vladimir Rodionov

A empresa russa Yakovlev anunciou planos para o desenvolvimento de novos caças de decolagem e pouso vertical (Vertical Take-Off and Landing). Porém, agora, a ideia é ter um modelo a ser classificado como de quinta geração, com sensores avançados e características stealth.

O nome Yakovlev não é estranho para essa categoria de aeronaves. Em 1963 voou pela primeira vez o demonstrador de tecnologia Yak-36. Os conhecimentos adquiridos permitiram que em 1972 voasse o Yak-38, criado de acordo com um requisito da marinha soviética para operar a bordo dos navios aeródromos da classe Moskva. Entre 1975 e 1988, um total de 236 unidades foram construídas, com as aeronaves tendo capacidade de ataque e possibilidade de autodefesa em combate aéreo.

Yakovlev Yak-141 no Farnborough Airshow de 1992. Foto: Ken Videan

O grande desenvolvimento, porém, seria o Yak-141, que voou pela primeira vez em 9 de março de 1987. A aeronave tinha capacidade de voo supersônico e um sistema de controle de voo avançado. Na prática, apresentava uma capacidade de combate bem superior à oferecida pelos Yak-32, porém, acabou cancelado em agosto de 1991, por conta da dissolução da União Soviética.

Parte do conhecimento obtido pela Yakovlev para o desenvolvimento do Yak-141 acabou sendo comprado pela Lockheed Martin, empresa norte-americana que à época conduzia estudos iniciais daquilo que hoje é a versão B do caça F-35 Lightning II.

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO DA ASAS

APROVEITE AS PROMOÇÕES ATÉ O DIA31/01!

Carrinho