AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Rafale conquista mais um cliente de exportação

Rafale da força aérea da Grécia. Foto: Colin Cooke

Com um investimento estimado em 2,7 bilhões de Euros, a Sérvia será mais um país a operar o caça Dassault Rafale. O contrato assinado no dia 29 de agosto pelo Ministro da Defesa do país, Bratislav Gašić, prevê o fornecimento de doze caças novos, da versão F4, além de apoio logístico. As aeronaves serão entregues entre 2028 e 2030, sendo nove monoplaces e três biplaces.

A chegada dos novos caças vai permitir a aposentadoria de um número semelhante de jatos MiG-29 em serviço desde a década de 80. De lá para cá, a Sérvia também investiu fortemente na artilharia antiaérea, contando com sistemas Neva, Kub2, Pantsir S1 e os novos FK-3, produzidos na China.

A venda chama a atenção pelo fato de a França também ter vendido doze caças Rafale para a Croácia, rival regional da Sérvia, porém trata-se de caças da versão F3-R, um pouco menos avançados. Também já houve exportações para Egito, Grécia, Índia, Catar, Indonésia e Emirados Árabes Unidos, sendo que os dois últimos países ainda aguardam o recebimento das suas aeronaves. 

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho