AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

EUA contam com novo jato de ataque eletrônico

EA-37B. Foto: Paige Weldon

A United States Air Force (USAF) conta com um novo jato de ataque eletrônico. Trata-se do EA-37B Compass Call, uma versão amplamente modificada do avião executivo Gulfstream G550. Há uma semana, a primeira aeronave passou a fazer parte oficialmente do 43rd Electronic Combat Squadron, com sede na base aérea de Davis-Monthan, Arizona.

As reais capacidades da aeronave são, como é de se esperar, desconhecidas do grande público. O mais provável é que a aeronave seja capaz de barrar sistemas de comunicação e navegação inimigos. Publicamente, sabe-se que dez EA-37B adquiridos vão substituir os 14 EC-130H Compass Call na missão, dos quais nove já foram aposentados.

EA-37B e o EC-130H. Foto: USAF

O uso do EA-37B é elogiado como uma plataforma mais veloz, mais ágil e de custo operacional menor que a oferecida pelas aeronaves antigas, utilizadas desde o início dos anos 80. Ao longo dos anos, os EC-130H foram empregados em missões de apoio a missões de outras aeronaves, de forças terrestres e de incursões de forças especiais.

As informações públicas dão conta de que a aeronave tem nove tripulantes, sendo dois pilotos, um mecânico e seis operadores de sistemas. A capacidade de voar a velocidades de até Mach 0,82, mais que o dobro que a alcançada pelos EC-130H, também indica a maior probabilidade de ser incorporada a “pacotes” de ataque, junto a aeronaves como os EA-18G Growler ou outros vetores que atuam na destruição de defesas inimigas.

EA-37B Foto: USAF

 Chamou a atenção o fato de, no fim de outubro, o Air Combat Command ter modificado a designação de EC-37B para EA-37B, uma mudança que troca o termo “Eletronic Cargo”, usado costumeiramente por aviões de transporte adaptados para a tarefa, para “Electronic Attack”, semelhante, por exemplo, aos EA-18G Growler, equipados com sistemas de “jamming” e com mísseis para destruição de radares inimigos.

Com uma profusão de antenas, sensores e outros equipamentos a bordo, a troca da designação EC-37B para EA-37B também pode indicar a total retirada de qualquer possibilidade de uso da aeronave para transporte, ainda que de maneira restrita. A aparência externa da aeronave segue o padrão dos Gulfstream G550 CAEW, versão usada em Israel como avião-radar. Essa capacidade, porém, não deve ser incluída, havendo, por outro lado, a possibilidade de atuar também para captar sinais inimigos, em típica missão de reconhecimento e inteligência.

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Humberto Leite

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