A Força Aérea de Portugal assinou, no início do mês, o contrato para a aquisição de mais três helicópteros Sikorsky UH-60 Black Hawk para missões de combate a incêndios florestais. A entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para 2025 e o terceiro para 2026.
Estes três helicópteros vão se juntar aos seis anteriormente adquiridos, dois dos quais já entregues à Força Aérea, aumentando assim a frota para nove. O contrato agora assinado inclui ainda a formação para seis pilotos e 18 mecânicos.
O helicóptero UH-60 Black Hawk permite o transporte de uma equipe de 12 bombeiros totalmente equipados ou até 2950 litros de água. Com autonomia de voo de 2h30, é um helicóptero utilitário bimotor médio, com um raio de ação de 555 km e uma velocidade máxima de 314 km/h.
Em 2018, o governo português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado para a missão de combate a incêndios rurais. Com este novo contrato agora assinado, aumenta para 11 os helicópteros a serem operados pela Força Aérea, nomeadamente dois AW119 Koala e nove UH-60 Black Hawk. A estes juntam-se ainda os dois aviões bombardeiros pesados DHC-515 Firefighter.
LEIA TAMBÉM:
Nova lei poderá agilizar combate aéreo a incêndios
C-130 ganham nova vida nos EUA como aviões de combate a incêndio
FAB empresa sistema aérea para combates a incêndios para a Colômbia
FAB recebe aeronave com capacidade de combate a incêndios florestais
DC-10 voltará à América do Sul para combater incêndios florestais
Helicóptero de combate a incêndios será apresentado na MAKS-2021