AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

F-15, KT-1, IA-63, KC-46, KC-390 e F-39: Cruzex 2024 se destaca pelas estreias

Jato IA-63 Pampa da Argentina chega para a CRUZEX 2024

Desde a sua primeira edição, em 2002, o exercício operacional Cruzeiro do Sul, a CRUZEX, se destaca por reunir em bases aéreas brasileiras aeronaves do Brasil e de outros países para uma guerra simulada de alto nível. Iniciada hoje, a edição de 2024, contudo, eleva o patamar de interesse por conta das estreias de novos modelos.

É o caso do F-15 Eagle da United States Air Force (USAF). Principal jato de defesa aérea dos Estados Unidos, estrela da Guerra do Golfo e detentor de um histórico de mais de cem vitórias em combates aéreos sem nenhuma perda, o caça norte-americano vai mostrar nos céus do Rio Grande do Norte, onde ocorre a CRUZEX 2024, todo o poder de seus motores e da reconhecida manobrabilidade.

Caça F-15C dos EUA na CRUZEX 2024

Quatro F-15C da Guarda Aérea Nacional da Louisiana já estão na Base Aérea de Natal. Embora seja uma unidade da reserva, a bordo estarão aviadores treinados para missões de combate real. O 122nd Fighter Squadron tem uma longa história, criada em 1941, tendo nos últimos anos voado no Iraque e no Afeganistão.

Apesar do currículo, os F-15C não serão os jatos mais avançados da CRUZEX 2024. A ponta de lança cabe aos brasileiros F-39E Gripen, também estreantes no exercício. A FAB deslocou sete unidades para Natal, mantendo apenas uma na base em Anápolis (GO). Há expectativas sobre o domínio atual da FAB com a combinação dos radares AESA e dos mísseis Meteor, que, em teoria, formam o mais avançado conjunto do mundo na atualidade para o combate além do alcance visual (BVR).

Caças F-39E Gripen do Brasil com mísseis Meteor da versão de treinamento

Já os argentinos IA-63 Pampa e os peruanos KT-1P são aeronaves de desempenho mais limitado, indicadas para missões de ataque ao solo e de interceptação de aviões e helicópteros de baixa velocidade. Eles devem voar ao lado dos T-27 Tucano do Paraguai, um modelo já bem conhecido por aqui, mas inédito com as cores do país vizinho, e dos brasileiros A-29 Super Tucano. Enquanto isso, os F-16 do Chile, A-4 Skyhawk da Marinha do Brasil, A-1 e F-5 da Força Aérea Brasileira realizarão missões de alto desempenho.

KC-390 de Brasil e Portugal voarão juntos na CRUZEX 2024.

Mesmo as missões de apoio terão destaque na CRUZEX 2024. Brasil e Portugal terão seus KC-390 Millennium, aeronaves estreantes no exercício, que substituem em suas forças os KC-130H, que estarão aqui com as cores da Argentina e do Peru. Já os EUA trazem um KC-46 Pegasus, versão modificada do Boeing 767, criado para substituir o KC-135, que ainda participa da CRUZEX com a bandeira do Chile.

A Cruzex 2024 será realizada até 15 de novembro e envolverá cerca de 100 aeronaves e mais de 3.600 militares. Além dos países já citados, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Peru, além do Brasil, participam de atividades de planejamento, guerra cibernética e atividades espaciais. Além desses, a África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai enviaram observadores.

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentário

  • Na verdade nem os pods de jamming, nem o Meteor europeu são superiores aos AIM-120 ianque e R-74 russo.
    Os modelos Pampa IA-63, KT-1P, AMX A-1, F4 Skyhawk e F-5, não deviam nem participar do CRUZEX, pois são obsoletos e/ou próximos da obsolescência…
    Também em um grau caminhando para isto, são os F-15A, os F-16 Bloco 50 e Sukhoi su-30 !
    Já, em seu aspecto de caças leves, os Tucano e Supertucanos podiam competir com limitações para o At-29…

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