AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Novo jato chinês pode ser bombardeiro de quinta geração

Imagens de um novo jato da China em voo de testes divulgadas hoje espalharam informações não confirmadas de que se trataria de um caça de sexta geração, o primeiro do mundo. No entanto, também é possível se tratar de um bombardeiro de quinta geração, o que seria igualmente uma inovação chinesa suficiente para haver uma revisão do balanço de forças frente às nações ocidentais.

Confira um dos vídeos do voo:

A aeronave avistada em voo tem um design muito semelhante a um projeto apresentado no show aéreo de Zhuhai, em 2022. Agora, comparando-se ao caça de quinta geração J-20S que aparece nas mesmas imagens, é possível perceber que se trata de uma aeronave pelo menos uma vez e meia maior que o caça. Aparentemente, são três motores, instalados na fuselagem central, com formato de asa com uma seção em delta.

Em termos de aviação de caça, a China já conta com dois projetos de quinta geração: o J-20, atualmente em serviço, com características semelhantes ao norte-americano F-22 Raptor, e o J-35, alegadamente similar ao F-35 Lightning II. Em termos de aeronave de ataque, contudo, o país conta atualente com os H-6, derivado do antigo Tu-16 soviético, e os jatos de ataque JH-7, com tecnologia já superada. O projeto revelado hoje, portanto, pode ser um possível substituto do JH-7, enquanto um novo bombardeiro em formato de asa, o Xian H-20, segue em desenvolvimento.

Vale ressaltar que a disponibilidade de imagens dessa aeronave não deve ser fruto de vazamentos, e sim uma ação deliberada do governo da China, que controla as comunicações no país. Hoje, 26 de dezembro, é data de aniversário de Mao Tsé-Tung, líder da Revolução Chinesa.

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

APROVEITE AS PROMOÇÕES ATÉ O DIA31/01!

Carrinho