AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Depois de possível jato de ataque, surgem imagens de novo caça da China

Horas após imagens de um possível jato de ataque de quinta geração chinês circularem na internet, surgiram agora fotos do que parece ser uma aeronave de caça de sexta geração. Mais uma vez, trata-se de um modelo possivelmente inovador, com design em formato de triângulo, possivelmente bimotor e com evidente design furtivo.

Pelo que circulou na internet até o momento, não está claro se é um drone avançado de combate ou uma aeronave tripulada. No entanto, há indícios de haver dois motores com vetoração de empuxo – aliados ao design sem cauda, a expectativa é de uma elevada manobrabilidade. Também parece haver espaço interno para armamentos, como ocorre em caças de quinta geração, caso do F-22 e do J-20.

A primeira aeronave revelada, possivelmente um jato de ataque, parece ser um projeto da Chengdu Aircraft Corporation (CAC), que produz o caça multifuncional J-10 e o furtivo J-20, que acompanhava o novo jato. Já o caça avistado posteriormente seria um projeto da Shenyang Aircraft Corporation (SAC), responsável pelo J-35 e pelos J-16 Flanker, que acompanhava a aeronave.

A aparição de imagens de ambos os projetos em 26 de dezembro, dia de aniversário de Mao Tsé-Tung, líder da Revolução Chinesa, não parece ser por acaso. Se as indicações iniciais estiverem corretas, com essas duas novas aeronaves, a China possivelmente assumirá em breve a liderança tecnológica em termos de poder aéreo global.

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

APROVEITE AS PROMOÇÕES ATÉ O DIA31/01!

Carrinho