AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Voa pela primeira vez novo concorrente do Super Tucano

Primeiro voo do Hürkuş-2. Foto: Turkish Aerospace Industries (TAI)

Criado para treinar pilotos de caça e cumprir missões de ataque, o turboélice Hürkuş-2 fez seu voo inaugural em 30 de dezembro, aumentando as expectativas pela aeronave da Turkish Aerospace Industries (TAI). A expectativa é a de que ainda em 2025 ocorra a entrega dos primeiros 15 Hürkuş-2 para a Força Aérea da Turquia. A encomenda total de 55 unidades deve estar completa até 2027.

O modelo é uma versão melhorada do Hürkuş, treinador que voou pela primeira vez em 2013. Chamado de Hürkuş-A, foi desenvolvido para atuar como um treinador, inclusive para o mercado civil. A versão Hürkuş-B conta com uma cabine moderna, semelhante aos aviões de caça, e foi encomendado pelo governo turco para equipar suas forças armadas.

Já o Hürkuş-2, inicialmente chamado de Hürkuş-C, é equipado com um novo motor PT6A-68T. O modelo será capaz de levar carga útil em sete pontos sob as asas e sob a fuselagem, somando até 1.500 kg de armamentos, entre pods de metralhadoras de 12,75mm, foguete, bombas e mísseis antitanque Mizrak-U, também fabricados na Turquia. A aeronave também leva uma torreta eletro-ótica.

A promessa da TAI é oferecer uma aeronave com tecnologia avançada a bordo, em um conceito semelhante ao atualmente oferecido no mercado pelo A-29 Super Tucano.

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

APROVEITE AS PROMOÇÕES ATÉ O DIA31/01!

Carrinho