Horas após assumir mais uma vez a presidência dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou a intenção de construir um sistema “Iron Dome” para proteger o país. Ainda que inspirado na tecnologia israelense, que registra cerca de 90% de acertos contra seus alvos, a ideia do Pentágono é utilizar apenas sistemas de origem norte-americana.
As principais preocupações de defesa aérea nos Estados Unidos, hoje, envolvem armas hipersônicas e balísticas, além de drones. Para isso, seria necessário integrar melhor e ampliar as capacidades de interceptação de sistemas como o Patriot, o THAAD e o SM-3, todos já em serviço operacional.
O maior problema, contudo, são as dimensões. Enquanto Israel tem pouco mais de 22 mil quilômetros quadrados, sendo o 151º país em termos de área, os Estados Unidos têm um território de 9.371.175 km², sendo o quarto maior do mundo, atrás apenas de Rússia, Canadá e China. Isso significaria um custo muito bilionário para a proteção de todo o território ou, pelo menos, para as áreas de fronteira.
Comentar