AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Cargueiro fabricado pela Embraer liberado para operar na Europa

Foto: Embraer

O E190F, versão de carga do jato comercial Embraer 190, recebeu a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e poderá conquistar clientes dos 23 países-membros da organização. Em 2024, haviam sido conquistadas as certificações da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foram obtidas em 2024.

O programa E190F foi lançado em maio de 2022 e projetado para atender às operações e demandas dinâmicas do e-commerce, que exigem entregas mais ágeis e descentralizadas. O E-Freighter realizou o seu voo inaugural em abril de 2024 e sua primeira exibição pública ocorreu em julho de 2024, durante o Farnborough Airshow, no Reino Unido.

Os E-Jets cargueiros terão capacidade 40% maior de volume e três vezes mais alcance quando comparados a turboélices de carga de maior porte, além de custos operacionais até 30% menores do que aeronaves narrowbodies. Combinando os compartimentos de carga inferior e superior, a carga útil estrutural máxima do E190F é de 13.150 kg. 

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho