Semanas após ser anunciado como futuro caça da Colômbia, o Saab JAS-39E Gripen está próximo de ser adquirido pelo Peru. Trata-se do mesmo modelo em fase de recebimento pela Força Aérea Brasileira.
A possível compra peruana se tornou publicamente conhecida pelo fato de o governo sueco ter solicitado autorização do parlamento local para a negociação. O objetivo é substituir uma dúzia de caças Mirage 2000 em serviço desde meados dos anos 80.

Caso o negócio seja concretizado, trata-se uma vitória sobre o KF-21 Boramae, projeto da Coreia do Sul, sob responsabilidade da Korea Aerospace Industries (KAI). A KAI tem histórico de parceria com o Peru na produção do treinador KT-1P.
O principal temor do Peru com o KF-21 seria ter que esperar muito para efetivamente ter as aeronaves em situação operacional, o que ocorreu com o Brasil, que selecionou o Gripen E em 2013 e ainda não recebeu nem a metade da encomenda. O KF-21 poderia ser, futuramente, substituto dos 16 MiG-29 adquiridos usados na década de 90.

Outra opção sul-coreana seria o FA-50 Golden Eagle, porém, é uma aeronave menos capaz que o Gripen E. Outras possibilidades analisadas incluiam o Eurofighter Typhoon, o Dassault Rafale e versões tanto novas quanto usadas do norte-americano F-16 Fighting Falcon.
LEIA TAMBÉM:
Peru retoma capacidade de reabastecimento em voo dos seus caças
Novo jato AEW da Embraer terá oportunidade no Peru
Colômbia anuncia compra de caças Gripen
Suécia seleciona KC-390 e Brasil fica perto de comprar mais Gripen
Força aérea da Tailândia escolhe Gripen E/F
O problema do atraso nas entregas do Gripen ao Brasil não é culpa da SAAB e sim consequência da falta de verbas por parte da FAB para pagar o financiamento. Para 2025 o orçamento aprovado foi para apenas dois Gripen e um KC-390.