Engenheiro-chefe do projeto EC225, hoje chamado de H225M e utilizado pelas três Forças Armadas brasileiras, o francês Guillaume Faury irá assumir em abril a chefia de todo o grupo Airbus. Ele substituirá Tom Enders no cargo de Chief Executive Officer (CEO) da companhia.
Formado pela École Polytechnique, Faury permaneceu 10 anos na Eurocopter, hoje parte do grupo Airbus. Tendo começado na engenharia, depois atuou na área de testes de voos de helicópteros pesados.
A experiência foi fundamental para enfrentar a crise que a empresa passou em 2016, quando um EC225 da empresa civil CHC Helikopter Service caiu na Noruega. Três meses depois, 80% da frota estava proibida de voar no mundo, inclusive os helicópteros brasileiros. O papel de Faury foi atuar na correção das falhas apontadas nas aeronaves e retomar a confiança dos clientes.
“Com valores fortes e uma mentalidade internacional, Guillaume Faury se destaca como a nova geração de líderes que a Airbus precisa para o futuro. Ele sabe que pode contar comigo para facilitar essa transição”, afirma Tom Enders, atual CEO da Airbus.
Aos 50 anos, o único período em que o engenheiro esteve longe do grupo Airbus foi entre 2009 e 2013, quando assumiu o cargo de Vice-Presidente Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Peugeot. Em maio de 2013, Faury retornou à Airbus como CEO da Airbus Helicópteros e, no início de 2018, assumiu o comando da Airbus Commercial Aircraft.
À frente da Airbus, terá que lidar com três desafios principais: aumentar as vendas dos modelso A330/A320neo, fazer as vendas do A400M decolarem e enfrentar o projeto New Midsize Airplane (NMA) da Boeing.
“Me sinto honrado por ter sido escolhido pelo conselho diretor para liderar essa empresa extraordinária. Estou ansioso para assumir esse novo desafio com paixão e entusiasmo e confio no envolvimento e conhecimento excepcional de todos os funcionários da Airbus ao redor do mundo”, afirma Guillaume Faury. “Nos próximos meses, continuarei completamente dedicado à liderança da área de aeronaves comerciais, dando o nosso melhor para satisfazer nossos clientes e para fazer a transição da organização para a próxima geração de líderes”.