O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica confirmou: até o fim do ano a Força Aérea Brasileira irá receber o primeiro de dois jatos Phenom 100 EV adquiridos da Embraer. As aeronaves, com a designação U-100, vão substituir os U-35 Learjet atualmente em operação no 6° Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA), da Ala 1, sediado em Brasília (DF), de onde podem voar podem voar para todo o País.
O contrato com a Embraer tem um valor de US$ 9,2 milhões, incluindo as duas aeronaves e o suporte logístico inicial para a implantação do novo projeto. Os dois U-100 irão desempenhar missões de transporte, tanto de pessoal quanto de pequenas cargas, como órgãos para transplante. A configuração interna típica é de quatro assentos para passageiros.
A versão adquirida é a Phenom 100 EV, versão atualizada do EMB-500 Phenom 100 da série VLJ (Very Light Jet). Com velocidade de cruzeiro de 750 km/h, o jato tem alcance de 2.182 km. Outro destaque é o desempenho de pistam: bastam 985 metros e 740 metros para decolar e pousar, respectivamente.