AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Novo projeto da Airbus economiza até 20% de combustível

A Airbus revelou no Singapore Air Show seu modelo MAVERIC (Model Aircraft for Validation and Experimentation of Robust Innovative Controls), de “fuselagem com asa fixa”. O projeto se justifica pela expectativa de combustível: até 20% menos seriam consumidos em comparação com as atuais aeronaves de corredor único.

Com 2 metros de comprimento e 3,2 metros de largura e uma área de cerca de 2,25m², o MAVERIC também abre novas possibilidades para o tipo e a integração de sistemas de propulsão, além de uma cabine versátil para uma experiência de passageiro totalmente nova a bordo. O projeto foi lançado em 2017 e o primeiro voo ocorreu em junho de 2019. A campanha de testes de voo está em curso e continuará até o final do segundo trimestre de 2020.

“A Airbus está aproveitando tecnologias emergentes para ser pioneira no futuro do voo. Ao testar configurações disruptivas para aeronaves, a Airbus pode avaliar seu potencial como futuros produtos viáveis​​”, afirma Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo de engenharia da Airbus. “Embora não exista um cronograma específico para sua entrada em operação, esse demonstrador tecnológico pode ser fundamental para provocar mudanças nas arquiteturas de aeronaves comerciais para um futuro ambientalmente sustentável para o setor de aviação”, reforça.

Por meio do programa de pesquisas AirbusUpNext, a Airbus trabalha hoje em vários projetos paralelos de demonstradores, como: E-FAN X (propulsão híbrida-elétrica), fello’fly (voo de “formação” em forma de “v”) e ATTOL (decolagem e aterrissagem de táxis autônomos).


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