Localizado em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), o Aerocentro Integrado de Tecnologia e Inovação (AeroCITI) terá em sua estrutura a a linha de montagem da Diamond Aircraft no Brasil. A iniciativa faz parte da expansão industrial da marca, reforçando o país como um polo de produção aeronáutica, no âmbito do redirecionamento das cadeias produtivas globais.
A Aeromot será responsável pela montagem da Diamond DA62, um bimotor a pistão com capacidade para até sete ocupantes, reconhecido por sua eficiência operacional, segurança e baixo custo de operação. A empresa tem papel preponderante na criação do AeroCITI.

Os investimentos totais no local serão superiores a R$ 3 bilhões e a projeção é de 1.500 empregos diretos. Por isso, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul apoia a iniciativa, que deverá atrair outros players globais do setor aeronáutico.
O AeroCITI foi concebido com base no conceito de Aerotrópole, integrando infraestrutura aeroportuária com pista de 1.800 metros, fábrica de aeronaves, hub de inovação, centros de logística, manutenção e formação de talentos. Além disso, o complexo contará com outras instalações industriais, serviços de apoio e FBO (Fixed Base Operator), que fornecerá serviços de aviação em aeroportos.
A pista do AeroCITI será projetada para suportar aeronaves de grande porte, incluindo modelos Boeing e Airbus operados no Brasil. O início das obras está previsto para o segundo semestre de 2025, com operação completa até 2027.
Comentar