Com a falta de chuvas em boa parte do território nacional, Agosto é um mês de risco para as florestas brasileiras. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2018 foram mais de 33 mil notificações de incêndios florestais. Para combater esses focos, aeronaves como o AW139 tem sido aprimoradas para aumentar a eficiência na missão.
As aeronaves entregues ao Corpo de Bombeiros Nacional da Itália contam com equipamentos extras, além da tradicional bambi bucket, o equipamento para recolher, transportar e lançar água. Um sensor de visão no espectro infravermelho de alta definição (FLIR) permite identificar os locais com maior emissão de calor. Radar meteorológico, sistema ótimo de proximidade e óculos de visão noturna dão mais segurança a missão, que pode também ser um resgate, havendo guincho para resgate, megafone e maca.
Em 2018, o departamento de bombeiros de Los Angeles adquiriu cinco unidades. A aeronave também é utilizada na Coreia do Sul, Malásia e Japão no trabalho de combate a incêndios, além de busca e salvamento, patrulha costeira e defesa civil.