A Airbus apresentou a proposta de um novo avião de patrulha marítima baseado no jato civil A321XLR, aeronave com peso máximo de decolagem de 101 toneladas. Para se ter uma ideia, o Lockheed P-3 Orion decola com um máximo de 61 toneladas, enquanto o Boeing P-8 chega a 85,8 toneladas.
A proposta do Airbus A320M3A (Modular Multi-Mission Aircraft) destaca a possibilidade de levar diversas antenas de radar, sensores de guerra eletrônica, sensor óptico, detector de anomalias magnéticas, lançadores de sonoboias e um bomb bay de grandes dimensões. A própria designação revela que se trata de uma aeronave multimissão, voltada também para tarefas de vigilância eletrônica, reconhecimento e inteligência.
A mostra pública do conceito, por enquanto apenas um modelo em escala reduzida, ocorre no contexto da concorrência Patmar (Patrouille Maritime), que busca a substituição dos 22 Bréguet Atlantique ATL2 atualmente em serviço com a Marinha Francesa. Entre os concorrentes mais fortes até o momento estão o Boeing P-8 Poseidon e uma versão modificada do jato executivo Dassault Falcon 10X.
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