Os sistemas de defesa antiaérea são as estrelas da atual guerra entre Rússia e Ucrânia. Nenhum dos dois lados consegue obter a superioridade aérea e a situação aponta para a necessidade de repensar as estratégias e as tecnologias a serem utilizadas por forças aéreas que pretendam ser efetivas em conflitos futuros.
Na realidade, nem os Estados Unidos nem a OTAN têm hoje os meios adequados para enfrentar uma defesa aérea integrada moderna. Também é necessário melhorar as capacidades de comunicação e de logística, sobretudo na mobilidade de recursos.
A análise é do general James Hecker, comandante da Força Aérea dos Estados Unidos na Europa (USAFE), comandante da Força Aérea dos Estados Unidos na Africa (AFAFRICA) e também chefe do Comando Aéreo Aliado na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Os apontamentos apresentados pelo militar norte-americano a respeito das lições obtidas até o momento sobre a guerra Rússia-Ucrânia estão no novo vídeo do canal da Revista Asas, com Claudio Lucchesi, que também traz reflexões sobre a situação brasileira.
Confira uma das mais completas e diretas já realizadas sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia:
Aproveite e confira também mais vídeos publicados sobre o tema: