Sete novos helicópteros Leonardo AW119 Koala estão agora em serviço com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para atuarem em missões como combate ao garimpo ilegal e aos incêndios florestais. O contrato de arrendamento prevê um custo anual de R$ 130 milhões para assegurar cinco mil horas de voo.
Os helicópteros têm capacidade para levar até seis pessoas e se destacam pela possibilidade de operarem com o sistema bambi bucket, para captar água e lançá-la sobre áreas de queimada. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, essa contratação dobram as capacidades aéreas hoje alocadas ao Ibama.
A gestão da frota está sob responsabilidade da Coordenação de Operações Aéreas (Coaer), unidade especializada vinculada à Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro). De acordo com o Ibama, as novas aeronaves também serão fundamentais para respostas a emergências ambientais e climáticas, monitoramento costeiro, vistorias em empreendimentos sob licenciamento ambiental e diversas outras atividades.
O Ibama também investiu na tecnologia de monitoramento remoto, contando com uma frota de 163 drones (aeronaves remotamente pilotadas) equipados com sensores de alta precisão e operados por uma equipe especializada de 192 profissionais.
Comentar