AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Brasil pode utilizar drones para combater queimadas no Pantanal

O Pantanal vem enfrentando estiagem severa, com registros de focos de incêndio em toda sua extensão e escassez de água. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima, mais de 700 mil hectares já foram consumidos pelo fogo e 3,8 mil pontos de calor foram identificados nos últimos dias. Uma solução que pode auxiliar no combate a esse tipo de adversidade é disponibilizada por uma empresa brasileira com tecnologia global, a AEL Sistemas. Trata-se do Hermes 900, uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), com plataforma multimissão equipada com diversos tipos de sensores que podem auxiliar no monitoramento de queimadas.

O H900 possui envergadura de 16 metros, peso máximo de decolagem de 1.280 kg e autonomia de até 36 horas de voo (dependendo da configuração e voo). O vetor carrega diversos tipos de sensores ópticos (câmeras), radares, sensores de guerra eletrônica, além de capacidade de lançar botes salva-vidas, entre outros recursos.

Na configuração do H900 já operado pelo Brasil, utilizando o sensor eletro-óptico com câmeras coloridas e termais, é possível realizar a localização de focos de queimada com a vantagem de ter grande persistência aérea, devido a autonomia da plataforma. Por voar a uma altura de até 30.000 pés, a ARP consegue cobrir uma área extensa, fazendo a detecção de todos os pontos quentes.

O Hermes 900 pode gerar consciência situacional para tomada de decisão, coleta e disponibilização de dados em tempo real por meio de comunicação segura a todos os agentes que participam da frente de combate. Em uma situação como a do Pantanal, o H900 transmite imagens por meio dos seus sensores eletro-ópticos. O operador do sensor em solo pode capturar essas informações e designar áreas descritas por coordenadas geográficas para os pontos de queimada. Esses dados podem ser enviados para equipes de combate aos incêndios por rede de dados ou de comunicação por voz, utilizando rádios que estão a bordo da ARP.

Outra aplicação do Hermes 900 pode ser no combate a ilícitos que ameaçam a integridade dos biomas. Essas aeronaves permitem flexibilidade de posicionamento e angulação, superando obstruções e permitindo observação contínua, possibilitando conhecer o modus operandi dos contraventores que atentem contra qualquer área protegida.

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho