AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Com novo jato, Azul amplia sua capacidade de transporte de carga

Azul Cargo estreia operações de seus Airbus A321. Foto: Guilherme Mion

A Azul Cargo Express, unidade de cargas da Azul, iniciou neste fim de semana suas operações com um jato Airbus A321P2F, com capacidade de levar 50% a mais em volume de cargas e 39% a mais de peso frente aos Boeing 737-400SF anteriormente em uso. A aeronave foi de Campinas (SP) para Manaus (AM).

O voo inaugural de sábado marcou, oficialmente, o início das operações desses cargueiros, com matrículas PS-AJA e PS-AJB, que farão transporte de cargas, neste primeiro momento, em rotas domésticas entre Campinas, Recife e Manaus. Mas os voos não devem se limitar a esses dois destinos.

A empresa transportou mais de 32 mil toneladas de mercadorias em 2024 e projeta ampliar esses números, por isso os jatos de maior capacidade. A mudança também poderá trazer economia: o A321P2F pode otimizar a carga útil transportada pela Azul, resultando em 27% de redução de consumo de combustível por tonelada x km transportado ao ano, em comparação à frota anterior. Há, ainda, a expectativa de reduzir em nove mil toneladas suas emissões de CO2 na atmosfera.

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho