AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Cruzex 2024: FAB amplia cobertura radar no sertão

A cidade de Caicó, no sertão potiguar, terá uma tecnologia diferenciada nos próximos meses: um radar de defesa aérea TPS-B34 vai ser instalado no local para apoiar o exercício Cruzex, marcado para acontecer em novembro. A Força Aérea Brasileira (FAB) já iniciou o transporte de todo o equipamento para o local, com destaque para a antena de 45 metros quadrados que, quando em funcionamento, gira entre 6 e 12 vezes por minuto.

O objetivo é refinar a cobertura radar e aprimorar a supervisão das áreas de voo naquela região. Mais de cem aeronaves do Brasil e outros países vão realizar missões de treinamento, com destaque para a simulação de ataques com participação de diversas aeronaves dos Estados Unidos, Peru, Portugal, Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Colômbia e Brasil.

A FAB também trabalha para ampliar a capacidade de comunicação. Serão implantadas mais de 30 frequências VHF e UHF dedicadas para o controle das aeronaves, com bases em Caicó (RN), Assú (RN), Santa Terezinha (PE) e Sousa (PB). Em Recife, estarão localizados os controladores de voo e técnicos responsáveis pelo gerenciamento das operações. Já Parnamirim (RN) será o ponto central das operações aéreas, onde estarão baseadas as aeronaves e os pilotos.

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho