O pedido do governo da Ucrânia por aeronaves de origem Ocidental, como é o caso de caças F-16 ou helicópteros Black Hawk, não está relacionado a um desejo de deixar de voar aeronaves de origem russa. O país procurou a República Tcheca em busca de helicópteros Mi-24 Hind e jatos leves de ataque L-39 Albatros, ambos da época soviética.
O número de aeronaves a ser transferido ainda vai depender das negociações políticas e do estado de conservação, pois seriam aeronaves atualmente estocadas. A Ucrânia também demonstrou interesse em helicópteros Mil Mi-8, retirados de serviço no último mês de novembro, e de um avião de transporte tático Antonov An-26 Curl. Dependendo da situação, é possível que todos virem apenas fonte de peças.
A Ucrânia já recebeu caças MiG-29 da Polônia e da Eslováquia, além de jatos de ataque Su-25 da Macedônia do Norte. Dinamarca, Noruega e Países Baixos devem fazer a aguardada transferência de jatos F-16. Também há negociações para o recebimento de caças Mirage 2000 da França, havendo preferência pelo modelo 2000D, de ataque. Autoridades ucranianas já afirmaram que estes jatos devem operar ao lado de modelos como o Sukhoi Su-24 Fencer e o Su-27 Flanker, já disponíveis.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 124Original price was: R$29.90.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 114 (Versão Digital)Original price was: R$18.90.R$4.90Current price is: R$4.90.
-
Produto em promoçãoRevista Asas – Edição 104Original price was: R$19.90.R$5.90Current price is: R$5.90.