AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Donos de Aeronaves Leves Esportivas querem menos restrições operacionais

Aeronave Leve Esportiva. Foto: ANAC

Cerca de 75% da comunidade de operadores de Aeronaves Leves Esportivas (ALE) são favoráveis ao uso dos modelos para prestação de Serviço Aéreo Especializado (SAE), como voo panorâmico, aeropublicidade, aerofotografia e serviços aeroagrícolas. E 50% concordam em reduzir as restrições em operações autorizadas com essas aeronaves, a exemplo de permissão para operar voo por instrumentos (IFR).

As conclusões fazem parte de uma pesquisa conduzida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com cem integrantes do setor, entre proprietários, pilotos, fabricantes e membros de aeroclubes e oficinas de manutenção, realizada entre fevereiro e abril de 2024. O objetivo da pesquisa foi conhecer o público que integra o setor de aeronaves de pequeno porte, suas demandas, sugestões e nível de informação.

Com os dados da pesquisa foi possível traçar um perfil dos usuários do setor de aeronaves leves esportivas. A maioria se concentra nos estados da Região Sudeste (70%), seguida pelo Sul (20%), Nordeste (5%), Centro-Oeste (4%) e Norte (1%). Pouco mais da metade, 51%, são micro e pequenas empresas.

Os integrantes do setor reivindicam a realização de treinamentos em simuladores, formação de pessoal qualificado por meio de cursos oferecidos pelo Sistema S e, de forma geral, investimento na capacitação de força de trabalho. O setor da aviação segue, desde 2011, normas específicas da Anac.

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho