Quase trinta anos após a bem-sucedida adaptação de jatos regionais EMB 145 para cumprir missões especiais, com vendas para Brasil (E-99 e R-99), México, Grécia e Índia, a Embraer planeja repetir o feito com os jatos E190 E2, aeronave mais moderna, com maior peso de decolagem e já com ampla rede global de manutenção. É o que ficou claro durante a Korea Army International Defense Exhibition (KADEX), que ocorre até hoje na Base Aérea de Gyeryongdae, na Coreia do Sul. A nova proposta repete o já anunciado para o KC-390 e para o Praetor 600.
Em uma apresentação de vários dos seus produtos, a Embraer apresentou sutilmente uma concepção visual de um E190 E2 para missões especiais. Isso poderia incluir desde patrulha marítima até funções de avião-radar (AEW&C), passando por tarefas de reconhecimento, vigilância e inteligência. A informação é do site Aviaciononline.
A ideia de usar o E190 para missões especiais não é nova. O Paquistão adquiriu aeronaves E190 no mercado civil a fim de integrar sistemas. Não é conhecido o sucesso da empreitada nem as missões a serem desempenhadas, porém, o projeto, conhecido como Sea Sultan, é arduamente protegido por protocolos de segurança e de inteligência.
Outras propostas
Em abril, a Embraer e a Força Aérea Brasileira anunciaram o início de estudos colaborativos para identificação de potenciais adaptações de plataformas para missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR). As plataformas a serem utilizadas já são operacionais na Força Aérea Brasileira, como o KC-390 Millennium.
Ainda em 2019, a Embraer havia anunciado no Paris Air Show International uma versão avançada do jato executivo Praetor 600. O P600AEW levaria um radar do tipo AESA e sistemas de comunicação e inteligência avançados. O projeto teria a parceria da Elta Systems, empresa subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI).
Novas versões do KC-390, do Praetor 600 e do E190 E2 para missões especiais seriam concorrentes entre si, porém, teriam capacidade de, cada um em seu escopo, competirem com mais chances contra projetos de outras empresas. A possibilidade de repetir a mesma tecnologia nos três modelos, respeitando as características técnicas, também pode dar a Embraer a possibilidade de oferecer soluções semelhantes em plataformas diferentes.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 117Original price was: R$26.70.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 107Original price was: R$9.90.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 77Original price was: R$16.90.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 74Original price was: R$16.90.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 73Original price was: R$16.90.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 57Original price was: R$7.90.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 47Original price was: R$7.90.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 37Original price was: R$7.90.R$5.90Current price is: R$5.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 17Original price was: R$7.90.R$5.90Current price is: R$5.90.
Comentar