Em 6 de março de 2025, em cerimônia marcada para ocorrer no National Building Museum, em Washington, nos EUA, a Embraer vai receber o prêmio Laureate da Aviation Week Network, na categoria MRO (sigla em inglês para manutenção, reparo e revisão). A premiação reconhece as instalações da Embraer Aircraft Maintenance Services (EAMS) pela redução no tempo de revisão de aeronaves com a implementação de um sistema digital que eliminou documentos em papel.
A iniciativa acelerou os trabalhos durante um período de alta demanda e hangares lotados. Como parte dela, mais de 500 dispositivos digitais foram distribuídos aos técnicos para as operações diárias. A EAMS diminuiu o uso de papel em 85% na comparação ano a ano, tornando o ambiente de trabalho mais sustentável. De forma geral, a Embraer conseguiu reduzir os tempos de resposta e aumentar a previsibilidade das demandas.
Com o software FleetCycle, a digitalização trouxe benefícios importantes para a EAMS, incluindo a redução de não-conformidades em documentos, maior produtividade dos técnicos e melhor comunicação entre a equipe. Por exemplo, a conversão de cartões de tarefas em arquivos digitais simplificou as aprovações de trabalho não rotineiras, reduzindo um processo de dias para apenas algumas horas.
Com unidades em Nashville (TN), Macon (GA) e em breve em Fort Worth (TX), a EAMS é um centro de excelência global para manutenção pesada e reparo de componentes das aeronaves das famílias ERJ e E-Jet da Embraer. A EAMS realizou a manutenção de mais de 4.000 aeronaves desde 2008 – mais de 2.500 delas passaram por manutenção pesada. As três instalações oferecerão 20 posições de hangar com mais de 850 técnicos altamente qualificados e 3.500 peças entre seus recursos de reparo.
Comentar