ESPAÇO

Emirados Árabes Unidos avançam para mercado espacial

Satélite KhalifaSat foi um dos principais desenvolvimentos espacais dos Emirados Árabes Unidos até o momento, servindo para observação da Terra

Foi anunciado hoje o lançamento da FADA, nova empresa dos Emirados Árabes Unidos para o setor espacial. Como parte do grupo Edge, a nova companhia terá a missão de desenvolver tecnologias locais e promover capacidades soberanas.

A expectativa é atuar em mercados como cargas úteis de radar de abertura sintética (SAR), óptica (EO) e infravermelha (IR), bem como plataformas de satélite e serviços de segurança e proteção cibernética de satélites, além de outras atividades espaciais. Na prática, o plano do grupo Edge é que de que a FADA funcione como uma “one-stop shop” para todas as atividades relacionadas ao espaço.

O nome, FADA, é derivado da palavra árabe para espaço. Como a empresa atuará tanto no mercado interno quanto para exportações, há o entendimento de que se tornará referência no Oriente Médio, mas sem deixar de ter parcerias com outros países. Desde o início, há a previsão de haver projetos de Transferência de Tecnologia (ToT) e da Transferência de Conhecimento (ToK).

Para Hamad Al Marar, diretor administrativo e diretor executivo do Edge Group, o lançamento da FADA segue a visão dos Emirados Árabes Unidos de se tornar líder em tecnologias espaciais. “Esse desenvolvimento histórico também acrescenta soluções de última geração ao nosso portfólio de produtos, representando um salto estratégico em direção à excelência tecnológica e sinalizando nossas ambições mais amplas de sermos um disruptor nesse domínio crítico”, disse.

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho