AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Empresa de São José dos Campos se lança no mercado de drones para o agronegócio

Depois do lançamento nacional no primeiro semestre deste ano durante a Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola do mundo, a empresa Tupan Aircraft, sediada em São José dos Campos (SP), se prepara para comercializar em 2025 o Agrobee 200. O equipamento, que hoje é o maior do gênero no país, gerou o interesse de 50 clientes nos três dias do evento sediado em Ribeirão Preto, além de atrair a atenção de países como Austrália, Estados Unidos e Argentina.

Projetado com tecnologia de ponta e com capacidade de decolar e pousar verticalmente, além de lançar mais dois modelos de drones para pulverização e transporte de cargas e ferramentas, o Agrobee 200 possui oito motores, leva até 200 kg de defensivos agrícolas, tem gerador próprio e serve para pulverização e transporte de cargas e ferramentas. A autonomia é de 1h20.

Vários indicadores apontam que o mercado de drones voltados para o agronegócio está em crescente expansão. Até 2030, a projeção para o mercado global de drones agrícolas é chegar à marca de US$5 bilhões (algo em torno de 25 bilhões de reais), com uma notável taxa de crescimento de 22,4%. Essa perspectiva se justifica ao se considerar a agilidade e a eficiência proporcionadas pelos drones, que têm revolucionado a produtividade nas lavouras em todo o mundo.

No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável pela regulamentação dessa atividade, estima que os números devem crescer acompanhando a evolução do mercado. Hoje, há cerca de 2,5 mil drones agrícolas cadastrados no Sisant (Sistema de Aeronaves Não Tripuladas), sendo que até 2028 deve-se atingir a incrível marca de 90 mil desses veículos.

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho