Eagle Passive Active Warning Survivability System (EPAWSS). Assim se chama o novo sistema para os caças F-15E Strike Eagle e F-15EX Eagle II da United States Air Force que fará os caças passarem a ser classificados como aeronaves de geração 4.5, estando mais próximos dos F-22 Raptor e F-35 Lightning II que dos F-15 e F-16 de gerações antigas.
O sistema, criado pela BAE Systems, consiste em soluções integradas de alerta radar, geolocalização, alerta situacional e autoproteção. De acordo com a United States Air Force, o EPAWSS é capaz de superar ameaças tanto no campo da radiofrequência quanto óticas, ampliando a capacidade de sobrevivência em áreas hostis.
Detalhes do EPAWSS são mantidos em sigilo, porém, já foi divulgado que se trata de um equipamento com uso amplo de inteligência artificial. O EPAWSS teria a capacidade de captar diversos tipos de sinais, analisar as ameaças e avaliar, de forma autônoma, quais devem ser foco de ações de guerra eletrônica, e qual seria a melhor forma de tirar sistemas inimigos do ar.
Todos os caças F-15EX Eagle II a serem adquiridos, possivelmente entre 98 e 144 unidades, contarão com o sistema. Já 99 F-15E Strike Eagle serão modernizados.
Comentar