AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

FAB vai abrir concorrência para substituir o Bandeirante

A Força Aérea Brasileira anunciou que irá lançar um RFI (Request for Information) a empresas do mercado aeronáutico para conhecer propostas de aeronaves que possam substituir sua atual frota de turboélices C-95 Bandeirante. O RFI deve indicar concorrentes para uma futura seleção de compra.

A busca é por uma aeronave bimotora, com asa alta e rampa de carga. Entre os possíveis concorrentes estão o Cessna SkyCourier e o Harbin Y-12, além de projetos em curso, como o Desaer ATL-100. A Embraer também já havia anunciado que estuda o tema.

A substituição do Bandeirante é um marco, por conta da história da aeronave. Desenvolvido no então Centro Técnico Aeroespacial (CTA), o avião foi a motivação para a Embraer ser criada, inicialmente, como estatal. Ao todo, mais de cem unidades de diversas versões foram recebidas a partir de 9 de fevereiro de 1973.

Em mais de 50 anos, o Bandeirante cumpriu missões como transporte de pessoas, carga e paraquedistas, reconhecimento, ensaio em voo, inspeção em voo, patrulha marítima, guerra eletrônica e instrução, dentre outras. Entre 2011 e 2015, 30 C-95 e oito P-95, de patrulha, passaram por um processo de revitalização, com reforço estrutural das células e novos sistemas eletrônicos.

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho