Parte do acervo do inativado Museu Asas de um Sonho, localizado em São Carlos (SP), será repassado à Força Aérea Brasileira, que vai criar um novo museu aeronáutico no Campo de Marte, em São Paulo (SP). A oficialização do comodato entre as instituições ocorre nesta quinta-feira, 19 de dezembro de 2024.
O futuro Museu Aeroespacial Paulista (MAPA) ficará próximo ao Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) e contará com um acervo de 80 aeronaves. A iniciativa vai colocar a capital paulista na rota do turismo aeronáutico, se destacando pelo fato de o Campo de Marte estar em uma localização relativamente bem mais acessível frente ao que ocorre no Rio de Janeiro (RJ), onde está o Museu Aeroespacial (Musal), a dezenas de quilômetros dos principais aeroportos da cidade e das zonas hoteleiras.
Asas de um Sonho
Já o Museu Asas de um Sonho já foi oficialmente reativado em sua nova sede, em Itu (SP). O novo local já recebeu uma exposição sobre Santos Dumont e, no fim de 2024, se tornou novo lar de um Mirage IIIDBR da FAB e de um SH-3 Sea King operado pela Marinha do Brasil.
Quando encerrou suas atividades, tinha um acervo de 100 aeronaves, além de diversos itens da história da aviação mundial e brasileira. Entre as aeronaves, estão modelos como o Constellation, MiG-21, P-16, Bandeirante, Fokker 100, P-47, Spitfire, F4U Corsair e Mirage III, dentre outros.
Comentar