Os 19 caças F-5B Freedom Fighter ainda em serviço com o Ejército del Aire, nome oficial da força aérea da Espanha, devem ser substituídos por jatos turcos Hürjet. O primeiro passo para a substituição foi dado em 20 de dezembro, com a assinatura de um memorando de entendimento entre o Ministério da Defesa da Espanha e a presidência da indústria de defesa da Turquia.
Este ainda não é um contrato de compra, que deve ser assinado em 2025. O que há, no momento, é uma intenção do governo da Espanha em participar do programa turco, em fase final de desenvolvimento. Não foram divulgados detalhes sobre qual seria o nível da nova parceria.
Os 19 F-5B ainda em serviço, operacionais a partir da Base Aérea de Talavera, em Badajoz, estão em fase de modernização pela empresa israelense IAI. A ideia é de que se mantenham em condições operacionais até 2030, notadamente preparando pilotos para as unidades equipadas com caças F-18A/B e Eurofighter Typhoon.
O primeiro de 17 Hürjet para a Força Aérea da Turquia está programado para entrega em 2026, apenas nove anos após a Turkish Aerospace Industries (TUSAŞ) lançar o programa. O conceito básico já estava pronto em 2018 e o primeiro voo ocorreu em 2023.
A aeronave conta com motor General Electric F404-GE-102 e pode atingir velocidade de Mach 1,4, além de poder voar a 45 mil pés de altitude e ter alcance máximo de 2.600 km. Além das funções de treinador avançado, também poderá atuar como jato de ataque, contando com um canhão de 20mm e capacidade de levar até 2,8 toneladas de armamentos em sete estações.
Comentar