A Marinha do Brasil parece decidida a manter a doutrina para operações de aviões em navios aeródromos. O Grupo Aeronaval de Manutenção recuperou um Sistema Ótico de Pouso (SOP). O equipamento foi desenvolvido para ser instalado em porta-aviões com o auxiliar o pouso a bordo.
Instalado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, o SOP será utilizado agora para Prática Terrestre de Pouso em Navio (PTPN). Essencialmente, os pilotos dos jatos AF-1 (A-4 Skyhawk) continuam a treinar como pousar em um porta-aviões, mesmo que em terra firme.
Não foi fácil recuperar o SOP. Anteriormente instalado no antigo porta-aviões São Paulo, o equipamento precisou passar por um minucioso trabalho de reparação dos sistemas elétrico, óptico e estrutural. Novas estruturas metálicas para suportar o conjunto de luminárias tiveram que ser desenvolvidas, bem como o sistema de tração, que será conectado por engate rápido nas viaturas que operam na pista da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.
Neste mês, a Marinha recebeu seu último AF-1 modernizado. Foram modernizados sete caças subsônicos – cinco AF-1B monoposto e dois AF-1C biposto. A Marinha não conta mais, oficialmente, com porta-aviões desde novembro de 2018.
Atualmente, apenas França e Estados Unidos utilizam porta-aviões com a mesma doutrina adotada pelo Brasil, do tipo Catapult-assisted take-off barrier-arrested recovery (CATOBAR). Mesmo nações com orçamentos militares mais generosos, como Reino Unido, Itália e Espanha, adotam o modelo de aeronaves de decolagem curta e pouso vertical, do tipo Short take-off vertical-landing (STOVL). Rússia, Índia e China adotam o modelo Short take-off barrier-arrested recovery (STOBAR).
LEIA TAMBÉM:
Embraer entrega último caça AF-1 (A-4 Skyhawk) modernizado à Marinha do Brasil
Marinha do Brasil cogita novo porta-aviões e caças
Exército reforma base aeronaval da Marinha
Caça da Marinha tem trincas na asa 3 anos após modernização
Marinha do Brasil recupera Skyhawk para ter frota de 6 modernizados
Esquadrão da Marinha passou 10 anos sem praticar tiro terrestre com canhão
-
Produto em promoçãoASSINE ASAS E GANHE O ÁLBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRAOriginal price was: R$214.80.R$198.00Current price is: R$198.00.
-
Produto em promoçãoAssinatura Revista ASAS (Versão Digital)Original price was: R$119.40.R$115.80Current price is: R$115.80.
-
Revista ASAS – Edição 135 (Versão Digital)R$19.90
-
Revista ASAS – Edição 135 – Aplique o cupom “135” e ganhe o frete grátis!R$35.80
-
IA – 58 PUCARÁR$197.00
-
Livro Ilustrado – Aviões de Guerra ( Álbum de figurinhas)R$17.50
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 134Original price was: R$35.80.R$13.90Current price is: R$13.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 134 (Versão Digital)Original price was: R$19.90.R$9.90Current price is: R$9.90.
-
DAGGER, FINGER & MARAR$139.90
-
Produto em promoçãoASSINE ASAS E GANHE O ÁLBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRAOriginal price was: R$214.80.R$198.00Current price is: R$198.00.
-
Produto em promoçãoAssinatura Revista ASAS (Versão Digital)Original price was: R$119.40.R$115.80Current price is: R$115.80.
-
Revista ASAS – Edição 135 (Versão Digital)R$19.90
-
Revista ASAS – Edição 135 – Aplique o cupom “135” e ganhe o frete grátis!R$35.80
-
IA – 58 PUCARÁR$197.00
-
Livro Ilustrado – Aviões de Guerra ( Álbum de figurinhas)R$17.50
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 134Original price was: R$35.80.R$13.90Current price is: R$13.90.
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 134 (Versão Digital)Original price was: R$19.90.R$9.90Current price is: R$9.90.
-
DAGGER, FINGER & MARAR$139.90