AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Mesmo com F-16, Polônia volta a voar MiG-29

A Polônia de hoje pouco lembra os tempos em que estava atrás da “Cortina de Ferro” e sob influência da União Soviética. O país decidiu deixar de ser socialista em 1990, aderiu à OTAN em 1999 e à União Europeia em 2004. Ao lado dos novos parceiros ocidentais participou de ações militares no Iraque, Haiti , Afeganistão e Mali. A partir de 2006, a Força Aérea da Polônia recebeu 48 caças F-16C/D Block 52, que hoje estão em serviço. Há a expectativa de aquisição de mais caças ocidentais, porém, para surpresa de analistas de defesa, no último dia 25 de novembro foi anunciado que os caças MiG-29 Fulcrum, uma herança do passado, vão voltar a operar normalmente.

A Força Aérea da Polônia havia decidido interromper as operações dos seus MiG-29 no dia 4 de março. Os caças estavam em serviço desde 1989, sem acidentes. Porém, a partir de 2017 a situação mudou: em 18 de dezembro daquele ano, em 6 de julho de 2018 e em 4 de março de 2019 três dessas aeronaves caíram em acidentes que aparentemente tiveram causas técnicas. A expectativa era de que as aeronaves nunca voltassem ao serviço ativo, sobretudo por conta das relações políticas com a Rússia, que hoje não são boas.

A Polônia tem atualmente tanto caças MiG-29 quanto F-16

O anúncio da Força Aérea da Polônia foi uma surpresa. Cinco MiG-29 estão em condições operacionais e outros doze vão realizar testes para voltar à ativa. De acordo com o comunicado oficial, todas as recomendações de segurança derivadas das investigações foram adotadas, e o programa de manutenção está em curso. Os MiG-29 podem ser usados tanto para treinamentos quanto para missões operacionais, como defesa aérea.

Os caças MiG-29 poloneses são usados em treinamentos contra outros caças da OTAN, como esse F-16 dos EUA

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