O México se tornou o primeiro usuário latinoamericano do sistema Rolling Air Frame Missile (RAM). A versão adquirida, Block 2, entrou ainda está entrando em operação na US Navy como arma de defesa de ponto para navios da frota. Designado RIM-116, o sistema foi feito para atingir com velocidade alvos a até 9 quilômetros de distância com grande agilidade, sendo ideal contra aeronaves ou mísseis.
O nome “rolling air frame” se explica porque nesse sistema o míssil é lançado girando, como um projétil de um canhão. Essa solução inovadora garante maior estabilidade no voo do míssil, que é guiado por infravermelho ou rádio ou uma combinação das duas guiagens.
O primeiro navio mexicano a receber o sistema será a fragata Reformador, a primeira de uma classe de quatro unidades planejadas. Com deslocamento máximo de 2.850 toneladas, esses navios leves são designados para patrulha oceânica de longo alcance. O armamento incluirá ainda mísseis mar-mar RGM-84L Harpoon Block II, lançadores de torpedos, seis metralhadores .50 e canhões de 57mm e 25mm. O NH-90 e o MH-60R disputam para ser a aeronave embarcada.