O Museu Asas de um Sonho, na área do Centro Cultural São Pedro, em Itu, em São Paulo, inicia o mês de fevereiro com duas grandes novidades. No dia 1º, a partir das 11h, Marcos Amaro, presidente do museu, assina um termo de cooperação técnica com a Fundação Santos Dumont. A inciativa visa estimular a importância histórica da aviação brasileira e mundial, permitindo que peças de valor inestimável estejam sempre disponíveis para todo o público. Parte do acordo compreende a ampliação do comodato de um grande acervo de aeronaves raras que pertencem à fundação. No futuro, existe a possibilidade desses aviões fazerem parte do MAPA, o Museu Aeroespacial Paulista, que será desenvolvido em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB).
Para o ato da solenidade, além de Marcos Amaro, também estará presente o Major-Brigadeiro do Ar da Reserva Paulo Roberto Pertusi, que é o diretor-presidente da Fundação Santos Dumont. “Este acordo é um passo essencial para assegurar que as futuras gerações possam aprender e se inspirar no legado deixado por grandes pioneiros da aviação”, disse Marcos Amaro.
“As instituições, promovendo ações de mútua cooperação, poderão dar importantes contribuições para o Brasil em diversos campos de atuação, especialmente nos relacionados à realização de exposições permanentes e itinerantes, à promoção de cursos, seminários e eventos culturais, à produção de livros, de material educativo e à implantação de outros museus de aviação no país”, destacou Pertusi.
Ada Rogato
A segunda novidade, essa aberta para os visitantes a partir das 14h, diz respeito à inauguração de um espaço dedicado à Ada Rogato, pioneira da aviação nacional e a primeira (entre homens e mulheres) a cruzar a floresta amazônica em um avião de pequeno porte. Na oportunidade, os visitantes poderão ver de pertinho o lendário Cessna 140 pilotado pela aviadora.
Nascida em São Paulo, no dia 22 de dezembro de 1910, Ada Rogato coleciona uma série de feitos históricos. Além de ser a primeira mulher sul-americana a saltar de paraquedas, ela também foi a primeira brasileira a pilotar um planador, em 1935. Com apenas 15 anos, ela foi uma das primeiras mulheres do Brasil a conseguir um brevê de piloto.
Já em 1950, ela se tornou a primeira brasileira a cruzar, sozinha, a Cordilheira dos Andes. Um ano depois, com seu icônico avião modelo Cessna 140, fez memorável voo pelas três Américas, visitando um total de 28 países e percorrendo mais de 50.000 quilômetros.
“Falar sobre a aviação brasileira e não citar Ada Rogato é algo impensável. A gente espera que essa exposição sirva não apenas para homenagear uma das grandes personagens da nossa aviação, mas, principalmente, para despertar nas pessoas a curiosidade e o desejo de querer saber mais sobre Ada Rogato. A história dela, toda a sua contribuição para a aviação, é fascinante”, enalteceu Marcos Amaro.
O Cessna 140 que foi de Ada Rogato faz parte de um conjunto de seis aeronaves comodatadas pelo Instituto Santos Dumont ao Asas de um Sonho. Confira cada um dos modelos.
1. Cessna 140 da pioneira Ada Rogato
Ada Rogato foi uma das maiores aviadoras do Brasil e pioneira na aviação mundial. Primeira mulher a obter licença de piloto agrícola e uma das primeiras a realizar um voo solo transcontinental, Ada marcou a história com seu espírito aventureiro e determinação. O Cessna 140, usado em muitas de suas travessias, é um símbolo de sua contribuição para a aviação e será uma das peças centrais da exposição no Museu Asas de um Sonho em Itu.
2. Curtiss Wright CW-16
Este biplano, fabricado nos anos 1930, é um dos exemplares mais raros da aviação mundial. Utilizado para treinamento militar, o CW-16 contribuiu significativamente para a formação de pilotos que atuaram na Segunda Guerra Mundial, tornando-se uma peça histórica de grande relevância.
3. Gloster Meteor
O primeiro caça a jato operacional da Força Aérea Brasileira, o Gloster Meteor representa um marco na transição para a era dos aviões a jato. Introduzido na FAB nos anos 1950, este modelo desempenhou papel crucial no desenvolvimento da aviação militar no Brasil.
4. Aeronave Jahú (Savoia S-55)
A aeronave homenageia o voo histórico liderado por João Ribeiro de Barros em 1927, quando, a bordo do Jahú, tornou-se o primeiro sul-americano a cruzar o Atlântico sem escalas. Este feito simboliza a coragem e o pioneirismo da aviação brasileira. Famoso por sua configuração de dupla fuselagem e voos transatlânticos, o Savoia S-55 é um marco da aviação italiana que encontrou relevância na história da aviação global. Foi amplamente utilizado em missões de exploração e transporte de longa distância.
5. Republic P-47 Thunderbolt
Caça norte-americano amplamente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, inclusive pela FAB, em missões de combate na Itália. Reconhecido por sua robustez e poder de fogo, o P-47 Thunderbolt tornou-se um ícone da aviação militar.
6. Wacco CSO
O Wacco CSO é uma raridade que integra o acervo como representante das primeiras aeronaves usadas em treinamentos e reconhecimento. Sua história remonta às origens da aviação e seu papel na evolução tecnológica do setor. Este exemplar, fabricado em 1927, foi utilizado durante a Revolução Constitucionalista de 1932.
Visita guiada para crianças
Paralelo aos eventos, também haverá uma programação bem especial voltada para as famílias. O Museu Asas de um Sonho organizou uma visita guiada de quatro (4) horas repleta de aventuras e descobertas! Cada momento será acompanhado por guias que tornarão a experiência especial e enriquecedora para a garotada e toda a família. Com início às 10h30, o roteiro conta uma oficina de esfiha e lanche, uma visita especial ao imponente helicóptero Sikorsky, um guardião dos mares da Marinha Brasileira e, claro, com a exploração do espaço voltado para Ada Rogato. A visita guiada termina às 14h30.
Museu Asas de um Sonho
Uma das principais instituições dedicadas à preservação da história da aviação na América Latina, o Asas de um Sonho é o detentor do maior acervo de aeronaves históricas da região, com mais de 110 exemplares – muitos em condições de voo – e centenas de itens de memorabília de alto valor histórico, o museu oferece uma experiência única aos visitantes. Recentemente, o museu retomou suas atividades com a exposição Santos Dumont, Pioneiros da Aviação, reafirmando seu compromisso com a valorização do legado aeronáutico. Além disso, o local investe em restauração, logística e infraestrutura, buscando também ampliar sua capacidade de exibição e oferecer uma agenda consistente de exposições nos próximos meses. O Asas, ainda de maneira gradual, está retomando a exposição das aeronaves do acervo aos visitantes.
SERVIÇO:
Museu Asas de um Sonho – Centro Cultural Fábrica São Pedro: Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu
Funcionamento: de quarta a domingo das 11h às 17h. Às quartas-feiras a entrada é grátis.
Valores: de quinta-feira a domingo – a meia-entrada de R$ 15 válida para os estudantes, professores e residentes da cidade de Itu. Valor para ambos os museus (FAMA+Museu Asas). A entrada inteira custa R$25,00 para ambos os museus. Caso queira visitar apenas um dos museus, a entrada custa R$15,00.
*Crianças com idade inferior a 10 anos, pessoas acima de 60 anos, pessoas com algum tipo de necessidade especial, acompanhada de um responsável, museólogos registrados no COREM e membros ICOM Brasil, não pagam entrada.
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