AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

OA-1K inicia vida operativa após derrotar o Super Tucano em seleção dos EUA

OA-1K Sky Warden. Foto: L3Harris

A 137th Special Operations Wing, com sede na cidade de Oklahoma, recebeu no fim de julho seu primeiro par de OA-1K Sky Warden, versão armada do L3Harris / Air Tractor AT-802U. Essa unidade será a Formal Training Unit (FTU) da aeronave selecionada após uma concorrência que também envolveu o Beechcraft AT-6 Wolverine, o  PZL M28B 1R Bryza e o Embraer A-29 Super Tucano.

A frota de 75 OA-1K Sky Warden adquiridos por um valor de cerca de US$ 3 bilhões tem como destino unidades do U.S. Air Force Special Operations Command (AFSOC) com um vetor leve para missões de ataque, apoio aéreo aproximado, vigilância, inteligência e reconhecimento. A proposta vencedora se baseou na produção local, que ocorre em Olney, no Texas.

Com apenas dez metros de comprimento, 18 de envergadura e carga útil máxima de 3,6 toneladas, o OA-1K tem onze suportes para armamentos, sendo três na fuselagem e oito sob as asas. Podem ser levadas bombas, foguetes, mísseis, canhões de 20mm e metralhadoras, além de equipamentos óticos e de inteligência.

Outros argumentos para a seleção da aeronave envolve o baixo custo operacional, a facilidade de manutenção e a possibilidade de pousar em pistas curtas. O plano é contar com pelo menos 15 unidades prontas operações  a qualquer momento.

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho