AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Peru vai comprar helicópteros Black Hawk para atividades policiais

UH-60 Black Hawk do US Army durante exercício. Foto: James King

Reconhecido por forças armadas de todo o mundo pela capacidade de transporte de tropa e de carga, o helicóptero Black Hawk será adquirido pelo Peru para dotar uma força diferente: as aeronaves tipicamente militares vão operar com a Policía Nacional del Perú (PNP), um investimento federal com objetivo de combater o tráfico de drogas. A própria presidente Dina Boluarte anunciou a compra de nove aeronaves, deixando a possibilidade de o lote ser ampliado.

O Peru já utiliza helicópteros Bell UH-1H com forças policiais, porém, agora, terá maior capacidade para transportar policiais rapidamente. As aeronaves ficarão sediadas na base policial localizada em Santa Lúcia, às margens do rio Huallaga, parte da bacia amazônica. Também serão adquiridas embarcações, veículos 4×4, motos, ambulâncias e diversos outros equipamentos. A presidente peruana fala da eliminação de dezenas de hectares de áreas de plantio para produção de cocaína.

No Brasil, o Black Hawk é utilizado pelo Exército e pela Força Aérea Brasileira, além de a Marinha contar com sua versão naval, o Sea Hawk. Além da tripulação, a aeronave pode levar uma tropa de até onze componentes ou seis macas. Se a opção for levar carga, é possível voar com 1.450 kg internamente ou 4,1 toneladas no gancho externo. Há, ainda, a opção de instalar um guincho lateral para resgates. Com dois motores, chega a 290 km/h e voa a até 590 km de distância.

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho