A Força Aérea da Rússia recebeu no dia 2 de abril o primeiro Il-76MD-90A, a nova versão do quadrimotor de transporte. Mais cinco aeronaves do mesmo tipo devem ser entregues ainda este ano.
A extensa modificação nas aeronaves tem como destaque a adoção de motores PS-90A-76, que são mais potentes e atendem aos requisitos internacionais de ruído. As aeronaves das gerações anteriores já se viam com probições para voar em determinadas regiões.
A asa também foi reprojetada, com uso de novos materiais. Junto com a nova motorização, permitiu ampliar o desempenho da aeronave: a capacidade máxima de carga é agora de 60 toneladas. Com 50 toneladas, o avião pode voar a até 5 mil quilômetros de distância.
Para transporte de pessoal, é possível levar até 225 pessoas. O avião pode ainda lançar paraquedistas, sendo 126 em um único voo. A rampa de carga permite também lançar blindados e outros equipamentos.
Mudanças também ocorreram dentro da cabine, com um novo cockpit digital, novos sistemas de comunicação, navegação aprimorada e piloto automático de geração mais moderna. Todas as mudanças atendem aos requisitos do Ministério da Defesa da Rússia.
O próximo passo da Ilyushin é o projeto do novo reabastecedor Il-78M-90A, atualmente em fase de testes de voo.