AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Rússia vai ampliar a produção de caças stealth

As sanções do Ocidente não parecem ter reduzido os planos da indústria bélica russa: nesta semana, foi inaugurada a expansão da fábrica da Sukhoi em  Komsomolsk-on-Amur (KnAAZ), parte do esforço do país para acelerar a produção dos caças stealth Su-57. Até o momento, há um contrato público para aquisição de 76 aeronaves, e o número já entregue segue como uma incógnita, apesar de haver fontes que indicam pelo menos 20 unidades em serviço.

A expansão da fábrica inclui instalações para produção e teste de sistemas de combustível e de aviônicos. O objetivo é acelerar a produção tanto para equipar as forças armadas da Rússia quanto de eventuais clientes de exportação. Há a expectativa, para 2025, de uma versão destinada a vendas internacionais.

De acordo com a imprensa russa, entre as novidades que vêm sendo estudadas está ampliar o controle da aeronave pela voz. Há ainda a possibilidade de uma versão biplace do Su-57, tanto para treinamento quanto para missões complexas, como atuar junto com drones de combate.

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho