O novo treinador turboélice da Rússia, o UTS-800, será exibido para comitivas internacionais no International Defence Exhibition and Conference IDEX 2025, que será realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, de 17 a 21 de fevereiro. O modelo está em fase de testes e deve ser usado para treinamento dos futuros aviadores russos, substituindo os antigos jatos L-39.
O UTS-800 é uma aeronave do porte do brasileiro T-27 Tucano, desenvolvido pela Embraer e lançado no mercado no início dos anos 80. O treinador poderá atingir até 460 km/h e alcance de 1.200 km, além de poder realizar manobras ao ponto de sofrer esforços estruturais de +7 e -4 gravidades. O UTS-800 poderia operar em diversas situações climáticas, desde realidades polares até florestas equatoriais.

Com motor VK-800SM, o UTS-800 é equipado com uma hélice de cinco pás e assento para dois ocupantes em tandem, como nas aeronaves de combate. O primeiro voo ocorreu em outubro de 2023 e a expectativa é de o modelo ser negociado para clientes que mantêm laços com a Rússia, fugindo de eventuais sanções dos Estados Unidos.
O UTS-800 é um produto da Fábrica de Aviação Civil dos Urais (UZGA, em russo), tendo como base o modelo austríaco Diamond Dart. As principais diferenças frente ao original são os aviônicos e o novo motor.
Comentar