Missões de resgate, evacuação aeromédica e transporte de órgãos têm um novo reforço no Rio de Janeiro. A Superintendência de Operações Aéreas da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro recebeu seu primeiro Airbus H130.
A aeronave é equipada para missões aeromédicas e inter-hospitalares, incluindo uma incubadora. O H130 tem capacidade para voar com dois pilotos, suporte avançado de vida e tripulantes, além de contar com recursos como piloto automático, controle ativo anti vibração e outros sistemas de segurança.

Há aspectos do modelo que se destacam como superiores aos presentes em modelos mais antigos, como o Esquilo. Dependendo da configuração, a aeronave pode acomodar até dois pilotos, uma maca e até três membros da tripulação médica. Destaque ainda para o espaço interno e para as grandes portas de acesso do H130.
Em quatro anos de operação, o grupamento já realizou mais de 725 transportes de órgãos e, em dois anos e meio atuando como SAMU, mais de 430 crianças foram transportadas, consolidando sua atuação nos 92 municípios do estado.

Comentar