AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Sindicalistas querem mais Eurofighter para o Reino Unido

Eurofighter Typhoon da Royal Air Force. Foto: Jakub Hałun

Grupos de sindicatos do Reino Unido querem que a Royal Air Force faça encomendas de pelo menos mais 24 caças Eurofighter Typhoon. A alegação é que um novo lote iria manter as indústrias locais ocupadas em um momento em que os britânicos negociam a ampliação para 74 unidades da compra de caças norte-americanos F-35B Lightning II, necessários, principalmente, para a aviação naval.

De acordo com os sindicatos, a compra de mais Eurofighter Typhoon pode assegurar por dois anos a existência de 26 mil vagas de trabalho na BAE Systems, Leonardo e Rolls Royce, além de uma ampla rede de fornecedores. Já a compra dos F-35B gera apenas cerca de dois mil empregos, por conta da produção de partes do caça da Lockheed Martin.

Neste momento, o parque industrial britânico está empenhado na fabricação de caças Eurofighter Typhoon para o Catar, porém não há expectativas de manter a produção aberta caso não sejam efetivados os esperados lotes adicionais para o próprio Catar e para a Arábia Saudita. Dessa forma, só um novo lote de caças para uso local garantiria os empregos até o fim da década, quando devem ser iniciados os trabalhos com o futuro novo caça europeu. 

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO DA ASAS

APROVEITE AS PROMOÇÕES ATÉ O DIA31/01!

Carrinho