No último dia 27 de dezembro o governo da Nigéria anunciou a liberação formal dos EUA para a venda de 12 Embraer A-29B Super Tucano para a Força Aérea da Nigéria (FAN). O contrato é estimado em 593 milhões de dólares.
O governo Obama havia postergado a venda depois que a FAN bombardeou um campo de refugiados em janeiro de 2017, contudo, Trump decidiu acelerar as negociações auxiliando nos esforços nigerianos para combater militantes do Boko Haran.
A ação também irá auxiliar no aumento de empregos na área de Defesa dos EUA já que os Super Tucanos serão montados na fábrica da Embraer em conjunto com a empresa Sierra Nevada, localizada em solo americano.
De acordo com a agência de notícias Reuters, o Departamento de Estado Norte Americano aprovou a venda e o acordo final ainda será assinado. Os pagamentos devem iniciar antes de 20 de fevereiro de 2018.
Com a Força Aérea da Nigéria já somam 15 Forças Aéreas no mundo todo utilizando o Embraer A-29 Super Tucano confirmando o sucesso de vendas da indústria de defesa nacional.