AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Treinador soviético da década de 70 vira solução na guerra da Ucrânia

Yak-52. Foto: Aleksandr Markin

Desenvolvido na União Soviética na década de 70 como um treinador primário, o Yak-52 tem ganhado destaque na guerra entre Ucrânia e Rússia. Os dois lados recorreram ao velho monomotor como solução para lutar contra os modernos drones,  amplamente usados no conflito.

Em 27 de abril, foi divulgado na internet o vídeo de um Yak-52 ucraniano abatendo um drone russo Orlan-10 sobre a região de Odessa. À época, não ficou utilizou alguma metralhadora em um pod ou mesmo se o ocupante no assento traseiro levava armamento a bordo. A manobrabilidade e o desempenho a baixas velocidades ajudam.

Imagem de um Yak-52 abatendo um drone russo na Ucrânia

Agora, a agência de notícias russa RIA Novosti anunciou que aviões Yak-52 passarão por um projeto para se tornarem um meio para combater aeronaves remotamente pilotadas. O anúncio ocorreu no mesmo dia em que a Ucrânia realizou aquele que teria sido o maior ataque com drones contra Moscou.

A modernização russa terá um grau de complexidade interessante: serão instalados um novo painel colorido multifuncional para o ocupante do assento traseiro, novos sistema de navegação e até equipamento para causar interferências em sistemas de comunicação. Os monomotores devem atuar em conjunto com a rede de radares. Não foi especificado pela imprensa russa o tipo de armamento a ser usado.

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho